2.7.07

Consumidores estão comprando mais por conta do boca a boca, aponta pesquisa

"A tradicional propaganda boca a boca está mais forte do que nunca. Levantamento realizado pela GFK Indicator revela que seu poder de influência no consumo cresceu de 67% em 1977 para 92% em 2005.

O estudo, apresentado na última quinta-feira (28) durante evento da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), foi realizado com mais de 30 mil pessoas em 32 países dos cinco continentes.

Propaganda e editoriais
Por outro lado, as propagandas e editoriais perderam importância como forma de divulgação de produtos no período analisado.

Segundo a pesquisa, em 1977, os itens eram mencionados por 53% e 47% dos consumidores, respectivamente. Já em 2005, os percentuais caíram para 50% (propaganda) e 40% (editoriais).

De acordo com o presidente da GFK Indicator, Paulo Carramenha, "se um amigo da pessoa fala bem de uma marca ou produto, passa mais credibilidade que uma propaganda".

Clientes influenciadores
Ainda segundo o levantamento, os "clientes influenciadores " representam 10% dos adultos do mundo e lideram e indicam as tendências para os consumidores, atuando como multiplicadores de mercado. Além disso, são duas vezes mais dispostos a gerar boca a boca do que as demais pessoas."

Nenhum comentário: