25.5.07

a alcino leite neto, editor de moda da fsp

prezado alcino,
acho uma falta de respeito o descaso com que o sr vem tratando a moda brasileira. na sua coluna "última moda" do jornal folha de são paulo de hoje, o sr tem a ousadia de falar que "os blogs brasileiros de street style, porém, andam devagar. as poucas opções disponíveis estão no rio e em são paulo e não são atualizadas há meses". primeiro, é OBVIO que os sites brasileiros de street style estão atrás dos da europa pois os brasileiros se vestem de maneira completamente diferente que na europa. vários fatores definem isso, começando pelo poder aquisitivo da população (e nem venha falar em brechós pois os brechós bons daqui são bem caros), passando por fatores climáticos. sim, existem pessoas bem vestidas no brasil mas são a minoria. já morei fora e sei que lá fora as pessoas se vestem melhor, até eu me vestia de maneira diferente. então, um blog só deste tipo não faria muito sentido aqui né? em compensação, temos blogs de moda sérissimos aqui. engraçado que o sr nunca escreveu uma linhazinha sequer sobre eles, talvez o sr não os conheça. caso o sr esteja lendo essa matéria, aqui vão alguns endereços para a sua pesquisa: tem o blogview que é um pool de bloggers muito competentes, tem o moda sem frescura da talentosíssima biti averbach, o fora de moda do ricardo oliveros, sem contar a oficina de estilo, o filme fashion, pra falar só de alguns. tá, eles não falam (só) de street style, mas de tendências locais em geral, que pra mim é muito mais difícil do que tirar fotos de pessoas na rua, não? ah, e o sr nem reparou que a menina de helsinque, finlândia está com uma camiseta do CSS, sim, do cansei de ser sexy, com ilustração feita pelo brasileiro pierre de kerchove.

outra descaso absurdo de sua coluna aconteceu semana passada ao não comentar NADA sobre a exposição de moda brasileira que aconteceu no RESFEST | 10, em são paulo. nem lembro se já houve uma exposição deste tipo no brasil, onde pessoas que realmente trabalham na indústria , começando pelo curador thiago ferraz, puderam criar à partir de uma tema, o "teenage riot". não sai nadica de nada na coluna - se o sr for se desculpar falando que saiu no guia da folha, não vale pois a matéria da vivian whiteman focou mais na fruits, exposição de fotos gringas, do que no teenage riot. "a mostra 'teenage riot', com obras de jovens nomes da moda brasileira sobre o universo adolescente, completa o programa de exposições" não conta né?

impressionante que sua coluna presa muito mais pelo que acontece no exterior do que no brasil, seu próprio país. o mercado de moda local já tem que concorrer com o mercado internacional. já que as coisas são assim, o mínimo que se espera da imprensa local é o seu apoio. pense nisso na próxima vez que for criticar ou omitir algo feito aqui.

sinta-se livre para responder este post.

15 comentários:

Anônimo disse...

assim é que se fala, olivia! adoro pessoas que não tem receio de dizer o que pensam, e este é o verdadeiro espírito blogger! me sento honrada com a citação no seu post!
bjs e obrigada

Anônimo disse...

Arrasou, Olivia!!! Te admiro muito por conseguir falar o que pensa e acha!! Parabéns mesmo!!
Bjos

Fê Resende disse...

coerência + consistência é tudo e mais um pouco! a melhor parte é que todos os seus argumentos são muito, mas muuuuito inteligentes. e advogar em causa própria com tanta dignidade e segurança é super difícil (e raro!). arrasou, sou bem mais sua fã, juro. e a gente devia encaminhar essa cartinha pro jornalista, né? =)

Anônimo disse...

olive!!!

Alberto Pereira Jr. disse...

adorei o post desabafo!
é isso ai.. enquanto a imprensa oficialesca olhar só o de fora, desconsiderando as características brasileiras de se vestire, escrever e comunicar tudo vai ficar no mesmo..

Andre Felipe disse...

Prezada Olívia,
também gostei do post, mas eu não sei se é porque eu já tô quase indo pros 40 que eu lembrei dos meus tempos de faculdade de arquitetura no Mackenzie, 10/15 anos atrás, em que eu me entupia de um café grotesco que tinha lá e praguejava contra o establishment, soltando aquelas pérolas universitárias do tipo "Oscar Niemeyer na verdade é um vendido" ou "Le Corbusier é um babaca idealista".
Tudo tem seu lugar, seu momento, sabe?
Da mesma forma que a moda brasileira dá seus primeiros passos e tropeços, vai ganhando corpo e velocidade, o jornalismo de moda brasileiro também avança nesse ritmo. Os jornalistas brasileiros também fazem as suas glamourosas merdes, e pra completar, agora, descobriram que estão menos informados que vcs, queridos editores da nova era - e quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonado por esse assunto e acredito nesse formato de jornalismo.
Por isso, prezada Olívia, suas indignações , ainda que justas, inteligentes e pertinentes, logo lhe parecerão coisa de universitário idealista e cheio de café na cabeça.
Não precisa.
O que a gente precisa é que vc e todo mundo que escreve nos blogs de moda brasileiros (alô queridos) continuem pensando pra frente, e deixem esses caras (capitalistas, canalhas - hahaha) pra trás.

Um abraço,
André

Anônimo disse...

Oi, querida
Jeff aqui, tudo bem?
Achei interessante seu ponto, o André Felipe me alertou pro papo... Se me permite uma opinião, acho que o Alcino tem a melhor das intenções. É bem verdade que ainda não há visibilidade pros blogs de moda daqui.

Me proponho a ajudar, pois. Vc me faria uma lista comentada (2 linhas só) dos principais blogs? Aí eu publico no site da RG Vogue (propaganda: www.rgvogue.com.br). Vamos nessa? Acho que é um bom começo... Divulgar mais o que a gente faz de bom por aqui. Eu mesmo fiz uma pauta com o Yvan Rodic do Face Hunter no site, posso muito bem falar dos brazucas. Ainda mais de queridonas tipo você.
Me conta se topa: jeff@cartaeditorial.com.br
bj!

Unknown disse...

Nossa, mas ele nem falou que "estão atrás" em qualidade, só da falta de atualizações constantes. Os blogs de notícias que vc citou são ótimos mesmo, super atualizados, - cito ainda o excelente Moda Pra Ler, da Laura Artigas Forti-. Mas os essencialmente de "street fashion" ainda estão um pouco devagar sim.

Anônimo disse...

Não é porque fui citado, mas o texto é contundente e preciso!!!! PA-RA-BENS!!!!

Anônimo disse...

Confesso, não li a notícia, mas percebo perfeitamente a mensagem deste post. Só gostava que aqui em Portugal houvesse uma discussão (só uma!) à volta do tema (street style), só pedia isso. Temos alguns blogs de stylehunting (lisboacloset, style wars), mas a importancia dada ao tema é mínima (ou nula)! e fazemos parte da Europa!!
Enfim, isto tudo para dizer que acho bastante importante a discussão, e deixar os meus parabens pelo bolg (k alias vou incluir no meu blogroll)
beijo
dressingroom.wordpress.com

Glauco Sabino disse...

Como parte do BlogView, tbm digo que fiquei muito feliz com a citação! Quanto à sua carta, só tenho a engrossar o coro de "É isso aí!". Aliás, vou repercurtir tudo isso tbm no meu blog, ok? Bjo!

Anônimo disse...

Achei engraçado o que o André Felipe disse pois eu sempre me pego em situações em que julgo como "coisa de universitário", mas diferente do que ele pensa, acho que PRECISA SIM!

Dale!

Anônimo disse...

BOm, sinceramente eu entendo a revolta de vocês, acho que temos sim blgos muito bacanas, sempre que posso dou uma olhadinha em todos, e sim, acho dicas fantásticas, comentários super adequados, enfim...
Massss, não dá para negar que o Alcino tem um ponto de razão, na coluna dele o assunto foco eram os blogs de street style e isso realmente não temos...
Outra coisa, não concordo com a sua justificativa que por diferença de renda e afins, nosso povo não se vista bem como outros, acho sim que nossa moda é diferente, mas não podemos desprezar a criatividade do povo brasileiro e seu próprio estilo, acho que tem muita coisa interessante por aí e um vasto campo a ser explorado por quem se interessar.
Enfim... não acho que somos menos q eles, mas ler críticas tb faz bem, acho que tem um lado positivo sim, pq não aproveitá-lo???
Bom, isso aí, de qualquer forma fica os parabéns pelo trabalho que é feito por vcs!

Unknown disse...

ALCINO,

SOU SECRETÁRIA DO RICARDO SEMLER E PRECISO CONSEGUIR O CONTATO DA LISETTE LAGNADO PARA ELE, VOCÊ PODE ME AJUDAR NISTO?
GRATA

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado